sábado, 12 de fevereiro de 2011

IDADE DO POR QUÊ


Muitas crianças já sabem flexionar verbos corretamente,usar tempos e declinações corretamente aos 3 anos. Ainda ouvindos delas muitas frases na voz passiva (" sorvete precisa ser comprado", por exemplo), mas aos 4 anos a maioria interorizou a maior parte das estruturas básicas elementares de sua língua materna e domina os mais importantes princípios sintáticos. Sua sede de saber, porém, ainda não foi saciada e os pequenos lançam mão, sem cerimônia, da melhor estratégia para adquirir conhecimento e compreender o funcionamento do mundo que a cerca - a pergunta: " por quê?".

No início da aquisição da língua varia de uma criança para outra. As primeiras palavras surgem entre os 10 e os 20 meses e, aos 24, elas conhecem, em média, de 200 a 300 vocábulos. Aos 2 anos e meio, já apelam para mais de 500 ternos. Segundo Steven Pinker, até os 6 anos elas aprendem uma língua quase automaticamente. Para o lingüista Noam Chomsky, do Centro de Cognição e Neurociências do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, aprender mais um idioma nos primeiros anos não requer grande esforço.Pesquisadores da Universidade Cornell constataram que após os 11 anos as crianças desenvolvem uma rede neural distinta para cada idioma. Já os bilíngües precoces usam o mesmo sistema da língua materna( ver " Quanto mais cedo melhor"; edição nº 151, Viver Mentes & Cérebro).

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