quarta-feira, 3 de março de 2010

3 comentários:

  1. DA EXPERIÊNCIA NASCE O CONHECIMENTO

    A teoria construída por Jean Piaget, mostra que o sujeito estabelece desde o nascimento uma relação de interação com o meio. É a relação da criança com o mundo físico e social que promove seu desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento cognitivo é um processo espontâneo, que se apóia predominantemente no biológico.
    Para Piaget, a forma de relacionar e de aprender da criança passa por estágios, que são caracterizados por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa seqüência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida.

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  2. ESTÁGIO-SENSÓRIO – MOTOR (0 a 2 anos)
    “Olhar o mundo é apropriar-se dele”

    O estágio consiste numa adaptação prática do mundo. Ela é construída, progressivamente, após o nascimento a partir dos reflexos. Neste estágio, a relação entre o sujeito e objeto é uma relação de indiferenciação adualística, não existindo, para o bebê, nenhuma diferença entre o seu “eu” e o mundo exterior. O eu e o mundo são um mesmo bloco indiferenciado e não existe a consciência de si mesmo nem dos objetos do mundo.
    Por volta de 1 ano, a criança admira que um objeto continue a existir mesmo quando ela não o percebe, isto é, o objeto não esta presente no seu campo visual, mas ela continua a procurar ou pedir o brinquedo que perdeu dá-se, também, pela imitação de regras.

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  3. Mensagem à família

    Na educação de nossos filhos
    Todo exagero é negativo.
    Responda-lhe, não o instrua.
    Proteja-o, não o cubra.
    Ajude-o, não o substitua.
    Abrigue-o, não o esconda.
    Ame-o, não o idolatre.
    Acompanhe-o, não o leve.
    Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
    Inclua-o, não o isole.
    Alimente suas esperanças, não as descarte.
    Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
    Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
    Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
    Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
    Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
    Não lhe dedique a vida, vivam todos.
    Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
    E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
    Ensina-lhe a viver sem portas, mas dentro dos limites.
    Estudo de texto na Reunião da família na APAE - Raposos

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