O profissional formado em psicopedagogia se apóia no estudo dos fundamentos e da prática psicopedagógica, de modo a viabilizar uma ação interventiva e terapêutica dos transtornos/dificuldades de aprendizagem, frustações, limites e orientações familiares.
A teoria construída por Jean Piaget, mostra que o sujeito estabelece desde o nascimento uma relação de interação com o meio. É a relação da criança com o mundo físico e social que promove seu desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento cognitivo é um processo espontâneo, que se apóia predominantemente no biológico. Para Piaget, a forma de relacionar e de aprender da criança passa por estágios, que são caracterizados por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa seqüência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida.
ESTÁGIO-SENSÓRIO – MOTOR (0 a 2 anos) “Olhar o mundo é apropriar-se dele”
O estágio consiste numa adaptação prática do mundo. Ela é construída, progressivamente, após o nascimento a partir dos reflexos. Neste estágio, a relação entre o sujeito e objeto é uma relação de indiferenciação adualística, não existindo, para o bebê, nenhuma diferença entre o seu “eu” e o mundo exterior. O eu e o mundo são um mesmo bloco indiferenciado e não existe a consciência de si mesmo nem dos objetos do mundo. Por volta de 1 ano, a criança admira que um objeto continue a existir mesmo quando ela não o percebe, isto é, o objeto não esta presente no seu campo visual, mas ela continua a procurar ou pedir o brinquedo que perdeu dá-se, também, pela imitação de regras.
Na educação de nossos filhos Todo exagero é negativo. Responda-lhe, não o instrua. Proteja-o, não o cubra. Ajude-o, não o substitua. Abrigue-o, não o esconda. Ame-o, não o idolatre. Acompanhe-o, não o leve. Mostre-lhe o perigo, não o atemorize. Inclua-o, não o isole. Alimente suas esperanças, não as descarte. Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo. Não o mime em demasia, rodeie-o de amor. Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo. Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade. Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja. Não lhe dedique a vida, vivam todos. Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha. E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra... Ensina-lhe a viver sem portas, mas dentro dos limites. Estudo de texto na Reunião da família na APAE - Raposos
DA EXPERIÊNCIA NASCE O CONHECIMENTO
ResponderExcluirA teoria construída por Jean Piaget, mostra que o sujeito estabelece desde o nascimento uma relação de interação com o meio. É a relação da criança com o mundo físico e social que promove seu desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento cognitivo é um processo espontâneo, que se apóia predominantemente no biológico.
Para Piaget, a forma de relacionar e de aprender da criança passa por estágios, que são caracterizados por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa seqüência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida.
ESTÁGIO-SENSÓRIO – MOTOR (0 a 2 anos)
ResponderExcluir“Olhar o mundo é apropriar-se dele”
O estágio consiste numa adaptação prática do mundo. Ela é construída, progressivamente, após o nascimento a partir dos reflexos. Neste estágio, a relação entre o sujeito e objeto é uma relação de indiferenciação adualística, não existindo, para o bebê, nenhuma diferença entre o seu “eu” e o mundo exterior. O eu e o mundo são um mesmo bloco indiferenciado e não existe a consciência de si mesmo nem dos objetos do mundo.
Por volta de 1 ano, a criança admira que um objeto continue a existir mesmo quando ela não o percebe, isto é, o objeto não esta presente no seu campo visual, mas ela continua a procurar ou pedir o brinquedo que perdeu dá-se, também, pela imitação de regras.
Mensagem à família
ResponderExcluirNa educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas, mas dentro dos limites.
Estudo de texto na Reunião da família na APAE - Raposos