sexta-feira, 5 de março de 2010



SEM SEGREGAÇÃO

Entre a década de 1970 e 1980, em reconhecimento aos resultados deficitários da Educação Especial, as políticas e práticas em educação passaram por grandes mudanças. Entre elas, começaram a indicar a inserção dos alunos com Necessidades Educativas Especiais(NEE) nos sistemas regulares de ensino, de modo a usufluírem da companhia social menos restritiva e de oportunidades educacionais mais amplas. Surge a Educação Inclusiva, que gradualmente acabou por se estender a todo contexto educativo, público e privado, amparada por lei.
A substituição do enfoque puramente biológico de avaliação e intervenção, por uma visão que abrangesse as dimensões sociais e educativas, visou atingir uma concepção mais humanista da deficiência.
A inclusão, ainda que decorrente da integração, se diferencia desta na medida em que preconiza que não são as crianças que devem ajustar-se às exigências da escola, mas sim ela deve restruturar o sistema de educação, que se torne capaz de efetivamente cuidar de todos os alunos e não faça apenas adaptações para aceitar um grupo de alunos. A premissa maior é a de que todos têm direito a uma escola de qualidade e esta sim é que tem importante papel facilitador na integração social.
Como se vê, é importante se falar da inclusão e NEE sem lembrar da importância que a Psicopedagogia tem para que esse movimento tenha sucesso. A Psicopedagogia ficou ainda mais clara quando se passou a delinear as diferenças entre os enfoques da Educação Especial e da Psicopedagogia, já que o manejo psicopedagógico permite a realização do potencial de aprendizagem do sujeito impedido por fatores que desautorizam a aprendizagem do conhecimento, assim como o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica promovem a melhoria das condições de aprendizagem, recuperação da auto-estima e socialização da criança. Além disso, como o conecimento tem grande importância na nossa cultura, o fracasso escolar atinge o indivíduo,a sua família e o meio social e pode gerar ou precipitar o aparecimento de problemas emocionais, comportamentais, familiares e sociais, em diferentes graus de gravidade, comprometendo ainda mais o processo de aprender.

Um comentário:

  1. É MUITA INFORMAÇÃO.SE TODOS TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE TER UM DOCUMENTO VALIOSO NAS MÃOS ESTUDARIAM COM AFINCO,POIS NOS AJUDAM A COMPREENDER UM TEMA MUITO ABORDADO MAS POUCO ENTENDIDO.PARABÉNS!!!
    DIVULGUE EM ESCOLAS,POIS VOCÊ VAI TER MUITOS SEGUIDORES.

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