quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ensinar o filho a seguir as regras e regularmentos o ajuda adaptar-se ao mundo e a ter um comportamento social aceitável.

Devo disciplinar bem meu filho?
Sim. A disciplina é indispensável para uma criança, é essencial para o crescimento e desenvolvimento sadios. Ensinar o filho a seguir as regras e regulamentos o ajudar a adaptar-se ao mundo e a ter um comportamento socialmente aceitável.Desse modo aprende a ter noção dos direitos dos outros e a respeitar esses direitos. Além disso, a disciplina ajuda a voltar a atenção de seu filho para além de si, de modo que ele não funcione unicamente em termos de seus próprios impulsos, sem considerar os sentimentos dos outros.
A superproteção atua contra as influências exteriores que estimulam e propiciam a adaptação social. A pessoa pode lançar mão de sintomas neuróticos para controlar e conservar as vantagens infantis da relação mãe/ filho excessivamente carregadas de atenções. Os problemas da criança cuja mãe é superprotetora e dominante são, em geral, problemas de ansiedade,vergonha, timidez e comportamento dependente. Faltam-lhes os prazeres da infância e são, em geral, reclamadoras e mentirosas. Os pais superprotetores, em sua ansiedade de proteger o filho contra perigos imaginários ou reais, habitualmente o repreendem constantemente e tornam-se irritantes. E há mais um aspecto: uma mãe excessivamente carinhosa pode criar distâncias entre o filho e o pai. Se o pai intervier a fim de diminuir o mimo excessivo da mãe, a distância aumentará. Quando predomina o mimo por parte do pai, a criança se afasta da mãe.
Outra circunstância que a psicologia não desconhece, embora seja ela um tanto comum, é o excesso de mimos dado não pelos pais, mas pelo avô, pelo tio solteirão ou ainda pela madrinha que, desde o batismo, se julga responsável pela criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário