Refletir sobre o olhar psicopedagógico na ação do brincar como essência da educação infantil, remete-nos aos autores que pesquisaram sobre as estruturas cognitivas, afetivos-emocional ou simbólica. Na estrutura cognitiva, Piaget concebe o comportamento inteligente da criança a partir da maneira como ela brinca ou desenha, pois assim, ela reflete sua forma de pensar e sentir. Dessa forma, ela nos mostra como está se organizando cognitivamente, construindo o conceito de número, espaço, tempo e tornando-se autônoma frente às relações sociais, famíliar e espaço escolar, enfim, se organizando no mundo.
Na estrutura afetiva-emocional ou simbolica, Freud simboliza o ato da partida e do retorno da mãe, quando essa necessita se ausentar, através da brincadeira da criança de arremessar um carretel de madeira (que conta com um cordão armarrado em sua volta). Enquanto faz o carretel desaparecer entre as cortinas, ela profere um expressivo "o-o-o Ó'' de forma entusiástica e com muita satisfação. Dessa forma a criança pode integrar de modo positivo, na sua realidade psíquica, a experiência dolorosa da ausência da mãe, elaborando-a psiquicamente.
Porém, a grande contribuição do olhar psicopedagógico sobre o brincar na educação infantil é do teórico Winnicot. O psicopedagogo, ao observar a brincadeira infantil, seja essa espontânea ou direcionada, deve ater aos pressupostos teóricos desse autor. Seu estudo é fundamental para o psicopedagogo, pois acompanha a importância do brincar no vital e doloroso processo de separação: eu/ não eu, mostrando como lúdico ajuda a fluir de forma mais criativa a construção do ser e do conhecer. Questões como: qual é a função da brincadeira na educação infantil? qual a postura do psicopedagogo frente à brincadeira infantil? Em que medida a brincadeira facilita o crescimento, a saúde, a construção de relacionamentos, a comunicação consigo mesmo e com os outros? É nesse processo de construção e reflexão que o psicopedagogo e criança vão assumindo o papel de autores de sua própria história.
Meu Deus que mitideza é essa, olha só a posse ahahahahaha! pode crer amiga ficou muito legal de verdade.
ResponderExcluir