As atividades de atendimento em consultório (dias úteis) atendem a encaminhamentos, normalmente por parte da escola, e famílias afim de contribuir para o desenvolvimento saudáveis da criança e adolescentes. E são, portanto, de natureza clínica, quando há uma queixa explícida relacionada ao desempenho escolar ou dificuldade de aprendizagem como um sintoma de um problema no desenvolvimento da afetividade da criança, o qual repercute na esfera intelectual. A hipótese nesse caso é a de que tratando-se os aspectos afetivos da criança, ocorrerá uma repercussão nos aspectos cognitivos, o que nem sempre ocorre a curto prazo. Muitas vezes, o tratamento provoca inicialmente uma desorganização geral da criança para somente num segundo momento promover melhoras. Partindo da possibilidade de manter o sujeito quando aos produtos feitos e aos aspectos da individualidade de cada um.
A aparência do consultório é fundamental na criação de um clíma espontâneo de trabalho. no despertar o desejo de conhecer. Não deverá ser uma réplica da sala de visitas do lar, nem de sala de aula de diferentes escolas. Não é também um consultório de médico ou psicanalista. É um lugar agradável de trabalho, que possibilita trilhar, de forma prazerosa, diferentes caminhos do aprender. É preciso que o paciente discrimine esse local dos demais que freqüenta e que, em sua relação com o terapêuta, ensaie novas condutas do aprender à aprender.
As qualiadades objetivas e sujetivas do consultório possibilitarão a construção dos vínculos internos do paciente com ele. O que será esse consultório internalizado? É aquele que existe no mundo inteiro do paciente como um lugar em que se sente estimulado a aprender, onde poderá falar e viver suas esperanças, medos e dificuldades com a família a escola. Os aspectos inconscientes da aprendizagem poderão revela-se e, assim, possibilitar a descoberta dos verdadeiros entraves existentes no processo simbólico e cognitivo do aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário