sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


COLOCANDO SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA


Para crianças pequenas, a matemática deve ser concreta, prática, significativa, evolutiva, cheia de brincadeiras e exploração, e ensinada com uma terminologia consistente. Ao manipular materiais, as crianças internalizam os padrões inerentes à matemática. Por meio de experiências práticas, elas aprendem que, muitas, existe mais de uma solução para um mesmo problema.

Contar até 10 por memorização não significa que uma criança entende o significado do número 10. Se as crianças contam 10 bolinhas de gude e as colocam em um copo fino e alto e contam outras 10 bolinhas e as colocam em uma tigela rasa e baixa,elas dirão que há mais bolinhas no copo fino e alto. Assim, use o tempo necessário para desenvolver conceitos minuciosamente. Não se apresse, as crianças aprendem a contar quando contar torna-se significativo para elas. Elas aprenderão a contar até quatro e, ao mesmo tempo, entender o que o número quatro significa muito mais quando contarem quatro velas em seu bolo de anivers´´ario do que contando quatro bolinhas de gude em um copo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário