Muitos estudiosos vêm se preocupando com a dislexia, principalmente os da área da Psicologia Escolar. Não é sem razão, pois cerca de 10% das crianças em idade escolar apresentam esse distúrbio, sendo observada com maior freqüência em meninos.
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Dislexia caracteriza-se fundamentalmente por uma dificuldade
de aprendizagem na leitura.
A dislexia caracteriza-se fundamentalmente por uma dificuldade de aprendizagem na leitura por parte de crianças em fase de alfabetização se, contudo, estar ligada às deficiências fonoarticulatórias, sensoriais, psíquicas ou intelectuais.
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Não se pode rotular de dislexia toda e qualquer dificuldade na leitura ou na
escrita.
O assunto tem sido muito discutido. Alguns autores acreditam que a dislexia é deve-se a qualquer causa neurológica, psíquica ou educativa que pertube a aquisição da linguagem lida. Outros afirmam ser apenas defeitos de leitura ou de escrita, ou, ainda, um retardeo na aquisição da leitura e da escrita, sem levar em consideração aspectos importantes, como a dominância lateral, o esquema corporal e a orientação temporoespacial. Entretanto, deve-se tornar claro que não se pode rotular de dislexia toda e qualquer dificuldade na leitura ou na escrita, bem como as dificuldades de aprendizado que têm por base um problema emocional, um pequeno déficit sensorial ou, mesmo, uma inadaptação ao método pedagógico. Pode -se aceitar como um conceito mais claro o que diz: dislexia é uma dificuldade no aprendizado da escrita e da leitura, em crianças sem déficit intelectual, emocional e sensorial, mas que apresentam alterações psicomotoras e perceptivas, acompanhadas de determinados distúrbios da fala. Em uma observação feita em 273 disléxos , chegou-se à conclusão de que a dislexia específica da evolução é hereditária e tem como fator básico a transmissão dominante autossômica, cujas expressões são:
- dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita;
- discordancia entre o níveis intelectuais, de leitura e ortografia;
- discordância entre os resultados em leitura e em ortografia comparados com os resultados nos outros ramos de ensino, sobretudo no de cáculos;
- nível de leitura e de ortografia nitidamente inferior ao da classe.
Para muitos autores, essa é a única distância na qual a incidência de vários membros da família é comum o que a torna hereditária. Há os que dizem haver um tipo adquirido depois das lesões, em que a afasia ou disfasia predominam com a desorganização da linguagem.
Caro seguidores, no título do artigo acima faltou a letra R da palavra letras. Favor considerar o R.
ResponderExcluirAtt.
Euzilane